segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Biografia - Fernando Collor de Mello


Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1949, em uma família com tradição política. Conclui o estudo secundário em Brasília, em 1968, e cursou economia na Universidade de Brasília. Em 1973, assumiu o comando do jornal da família em Maceió, a Gazeta de Alagoas.
Iniciou sua carreira política como prefeito nomeado de Maceió em 1979 e, três anos depois, foi eleito deputado federal pelo PDS (Partido Democrático Social).
Em 1986, ganhou a eleição para governar Alagoas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Durante sua gestão, ganhou popularidade nacional como o "caçador de marajás", devido à repercussão de seu programa de combate à corrupção de funcionários públicos que recebiam salários milionários.
Candidatou-se à presidência da República em 1989 pelo PRN (Partido da Renovação Nacional) e derrotou Luís Inácio Lula da Silva, do PT (Partido dos Trabalhadores), no segundo turno das primeiras eleições diretas para presidente do Brasil. Assumiu o cargo adotando medidas econômicas drásticas e impopulares, como o bloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.
Durante seu governo, o Brasil sofreu grave crise e insatisfação popular, como o movimento dos Caras Pintadas. Tal movimento levou milhares de pessoas às ruas pedindo o impeachment do mesmo.
Em 29 de dezembro, Collor renuncia e é condenado pelo Senado por crime de responsabilidade.
Tal tenta voltar a carreira política desde 2000, quando tentou concorrer pela prefeitura de São Paulo nas eleições dessa época, mas foi impedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário